• Português (pt-PT)
  • English (United Kingdom)
Notícias
Neste Natal, a SOGEI oferece passagens aéreas na compra de um imóvel
 
Halcyonair e Sogei à procura de parcerias estratégicas e financiamento na China

  • Halcyonair e Sogei à procura de parcerias estratégicas e financiamento na China

"As empresas Halcyonair e Sogei estão à procura de parcerias estratégicas e financiamento para os seus projectos na China, disse a administradora no regresso do encontro empresarial entre este país e os de língua portuguesa, em Macau.

 

 

Segundo Carla Spencer Lima, que participou no encontro dos empresários entre a China e os países de língua portuguesa (PLP), realizado a 06 de Novembro, o seu grupo apresentou dois projectos que poderão ser contemplados pelos fundos Sino-África e Sino-PLP.

A Halcyonair, explicou, apresentou um projecto de aviação civil no sentido de encontrar parceiros estratégicos e financiamento principalmente para reiniciar as suas actividades, enquanto a Sogei expôs o seu projecto de turismo residencial, que está a implementar no Maio, denominado Salinas Beach Resort.

“A Halcyonair já possui uma parceria estratégica com os angolanos. Se houver possibilidade e oportunidade, agora pretende desenvolver uma parceria com os chineses” e o objectivo é o mercado doméstico e o mercado regional, africano, que tem um grande tráfico, além do mercado internacional, afirmou.

A estratégia da empresa, afiançou a administradora, é contribuir para fazer de Cabo Verde um “hub” estratégico de prestação de serviços e transporte.

O financiamento solicitado é de 33 milhões de euros (3,66 milhões de contos) para a Sogei e cerca de 15 milhões de euros (1,6 milhões de contos) para a Halcyonair.

Em Macau, os parceiros mostraram-se “muito interessados em investir em Cabo Verde” e nos outros PLP, confirmou Carla Spencer Lima, para acrescentar que a parte chinesa se mostrou disponível em dar continuidade e seguimento a este processo.

“Foi uma oportunidade importante e os empresários chineses parabenizaram-nos pela apresentação dos nossos projectos e pela oportunidade de negócios que estamos agora a propor em Cabo Verde”, indicou a empresária.

No caso da Halcyonair, foram feitos contactos com algumas empresas da aviação civil, que poderão a ela juntar-se, lembrou Carla Spencer Lima, destacando os contactos também realizados com operadores turísticos com experiência para, juntamente com a Sogei, desenvolverem acções no país.

“Esta é uma oportunidade importante de parceria estratégica com a participação de empresários chineses, que têm uma experiência grande nestes sectores, além de uma “expertise” elevada, que será uma mais-valia para Cabo Verde, se se concretizar esta oportunidade de trabalho e de negócio em conjunto com os chineses”, notou.

Segundo a empresária, depois disso, haverá um período de pré-selecção dos projectos apresentados, para indicar se vão investir no arquipélago e em que sectores, ao que se seguirá uma fase de negociação para o financiamento.

Carla Spencer Lima foi a única mulher empresária a integrar a delegação cabo-verdiana que esteve presente no encontro de empresários entre a China e os PLP, no âmbito da IV Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), realizada no dia 05 de Novembro.

O Fórum Macau foi criado em Outubro de 2003, por iniciativa do Governo da China e conta com a participação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Trata-se de um mecanismo intergovernamental e multilateral de cooperação económica e comercial, de carácter não-político, que tem como principal propósito a promoção e o desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre a China e os PLP."

Escrito por  

O valor global do projecto Salinas Beach Resort é de 33 milhões de euros. A SOGEI ja investiu mais de 20 milhões de euros neste projeto na Ilha do Maio. Pretende-se um financiamento no valor de 12 milhões de euros para concluir e dar inicio as operações do resort.

Fonte: SOGEI

http://www.macauhub.com.mo/en/2013/10/21/cape-verde-to-sign-agreements-with-two-chinese-tour-operators/ 

 
«InícioAnterior12345678910SeguinteFinal»

Pág. 1 de 16